Oedipus Rex - Sophocles (Resumo Completo, Análise e Crítica de Livro)

Oedipus Rex - Sophocles (Resumo Completo, Análise e Crítica de Livro)
image_pdfDescarregar o resumo em PDFimage_printImprima este resumo

Desta vez trazemos o resumo completo do livro de Édipo Rex de Sófocles. Veremos uma análise, personagens principais e uma revisão completa da peça.

Édipo Rex é uma das peças mais representativas e importantes da tragédia grega.

Poder-se-ia dizer que Édipo Rex é uma das peças mais majestosas de Sófocles.

Tabela de conteúdo
  1. Caracteres principais
  2. Sinopse ou breve resumo

Caracteres principais

Aqui está uma lista dos principais personagens deste livro ou obra literária.

  • Labdacus: Rei de Tebas, pai de Laius. Por causa da grande ofensa que ele fez aos deuses, a sua família sofreu a ira das divindades.
  • Laius: rei de Tebas, filho de Labdacus, pai de Édipo, e marido de Jocasta. Abandonou o seu filho Édipo por causa de um oráculo que dizia que o mataria e casaria com a sua mulher Édocasta.
  • Políbio: rei de Corinto e pai adoptivo de Édipo.
  • Mephrope: rainha de Corinto e mãe adoptiva de Édipo.
  • Personagens da tragédia
  • Édipo: rei de Tebas e marido de Iocasta. Por ter libertado a cidade da ameaça da Esfinge, os Thebans tinham-no eleito como seu rei.
  • Creonte: o irmão de Yocasta, a quem Édipo acusa de querer usurpar o seu trono (vale a pena esclarecer que Creonte não tem essa intenção). Ele fica encarregado das filhas e do trono de Édipo quando este sai.
  • Tiresias: um adivinho cego de Tebas.
  • Iocasta: rainha de Tebas, mãe de Édipo. Ela casou com Édipo após o assassinato do seu anterior marido, Laius.
  • Coryphaeus: lidera o coro e é um amigo de Édipo.

Sinopse ou breve resumo

Sophocles tenta mostrar o destino inevitável dos seres humanos, como nada podemos fazer para mudar o destino com que nascemos.

ler mais  O Selo Indelével - Elisabeth Langgasse (Resumo Completo, Análise e Revisão)

A história de Édipo Rex tem lugar em Tebas, onde nasce o pequeno Édipo. Quando Édipo nasce, o Oráculo de Édipo prevê a Laius (o pai de Édipo) que se o seu filho o matar, usurpará o seu reino e dormirá com a sua mulher (a própria mãe de Édipo).

Laius está cheio de medo e decide matar Édipo, mas não o consegue fazer, pelo que envia um dos seus lacaios, mas o lacaio sente arrependimento e deixa Édipo abandonado na busca. Para sorte de Édipo, ele é resgatado e criado por uma família humilde.

Édipo cresce e visita o Oráculo de Delfos para descobrir se a humilde família que o criou era realmente a sua família, mas o Oráculo prevê que ele mate o seu próprio pai e durma com a sua própria mãe. Édipo, cheio de medo, decide fugir e não regressar a casa.

Enquanto fugia, conheceu Laius, rei de Tebas, na estrada. Laius não daria permissão a Édipo, por isso Édipo fica furioso e assassina-o, sem saber que era seu pai.

Mais tarde, Édipo encontra a Esfinge, uma besta impiedosa e devoradora de homens. Édipo consegue derrotar a Esfinge, resolvendo um enigma que ela lhe estabeleceu. A Esfinge suicida-se quando descobre que Édipo resolveu o enigma.

A proeza foi tal que Édipo foi declarado rei de Tebas, e casou com a rainha de Tebas (a sua própria mãe, desconhecida para ele) e teve quatro filhos com ela.

Quando Édipo descobre o acto macabro, arranca os seus olhos e deixa Tebas.

image_pdfDescarregar o resumo em PDFimage_printImprima este resumo

Deixe uma resposta

Go up