image_pdfDescarregar o resumo em PDFimage_printImprima este resumo

Um pequeno resumo completo do livro “O Selo Indelével” da escritora Elisabeth Langgasse. No final, revisaremos e analisaremos todo o livro.

Sinopse ou breve resumo

A peça conta a história de um pequeno burguês de origem judaica, Lazarus Belfontaine, que sem verdadeira fé se converte ao catolicismo para se casar com Elisabeth, uma jovem de família cristã.

Logo o casal tem uma filha. No entanto, Belfontaine não consegue alcançar a tão esperada paz de espírito por meio desses dois eventos importantes. Sua constante preocupação é aprofundada pela trágica história de uma adúltera, que abala a opinião pública na pequena cidade onde reside.

Os anos da Primeira Guerra Mundial passam. Belfontaine, agora cidadão francês, já é um homem de meia-idade e seu primeiro casamento ficou definitivamente no passado. Ele então se casou, em um segundo casamento, com Suzette Bonmarché, uma jovem de reputação duvidosa porque especula-se que ela possivelmente estava tendo relacionamentos lésbicos com uma amiga que mais tarde se suicidou. Este novo casamento também não proporciona a satisfação desejada. Cada vez mais, Belfontaine se refugia na solidão de um quarto de hotel, onde cultiva plantas exóticas e escreve poemas. Suzette, sua esposa, entretanto, em sua busca constante por novas sensações e experiências doentias, um dia ela é brutalmente assassinada por um marinheiro desconhecido que ela havia convidado para sua casa. Porém, nem mesmo essa realidade dramática e perversa é capaz de alterar a serenidade que caracteriza o protagonista, que parece ter sido tocado por uma graça especial.

O “selo indelével” do baptismo deu-lhe uma força misteriosa, da qual está cada vez mais consciente. Devido ao sangue judeu correndo em suas veias, Belfontaine é posteriormente feito prisioneiro pelos alemães. Como consequência, ele é submetido à mais terrível das provas: é enviado para o campo de extermínio nazista. Lá, uma força interior o encoraja continuamente e permite que ele também supere essa provação. Belfontaine é um dos poucos sobreviventes do campo de concentração, mas sai de lá convertido em um resíduo humano que, no entanto, possui uma força vital surpreendente que o enche de otimismo, dono de seu destino e coroado “pelo halo do torturados e perseguidos ”.
Análise
Este romance impressionante, de natureza quase autobiográfica, pode ser considerado uma espécie de testamento espiritual para o autor. No epílogo, ela própria define seu romance como um cosmos completo, o que se explica se for levado em conta o conteúdo teológico que permeia a obra, principalmente quando descreve com tanto rigor a conversão religiosa da protagonista. Para aprofundar essa experiência, Elisabeth Langgasser contrasta continuamente o racional com o irracional, argumentando que é o desejo de obter a graça divina que incentiva a conversão à religião católica de Belfontaine, e não razões derivadas do intelecto ou de questões psicológicas como se poderia supor.

image_pdfDescarregar o resumo em PDFimage_printImprima este resumo
ler mais  O Capitão de Köpenick - Carl Zuckmayer (Resumo Completo, Análise e Revisão)

Deixe uma resposta