Nada de novo na frente - Erich Maria Remarque (resumo completo, análise e revisão)
image_pdfDescarregar o resumo em PDFimage_printImprima este resumo

Um resumo completo do livro, análise, crítica, personagens e comentários importantes sobre o romance «Sem novidade na frente» (Nada de novo na frente) do escritor ou autor Erich Maria Remarque.

Gênero e atual

  • Romance de guerra com propaganda pacifista.

Estrutura

  • Quanto à estrutura, o romance está dividido em 12 capítulos.

Principais personagens

Uma lista dos personagens mais importantes da obra Sem novidades na capa.

  • Paulo é o homem com todas as letras certas. Este é seu livro, sua história, sua jornada. Ele é o protagonista e, até quase o último parágrafo, ele também é o narrador. É a razão pela qual …
  • Kat é a líder do grupo em quase todos os aspectos. Ele tem 40 anos, é maduro, forte e tem um sexto sentido distinto para identificar problemas e alimentação, algo que os outros admiram. Kat se torna …
  • Quando encontramos Tjaden, ele fica em êxtase com a enorme quantidade de comida disponível devido à morte de muitos soldados. O cara come como um cavalo. Tjaden é parceiro de Paul e …
  • Müller é membro do grupo de Paul e fez parte do campo de treinamento original do Pelotão 9 sob o comando de Himmelstoss. Quando o encontramos, ele está pensando em manter o …
  • Kropp é descrito como o mais faminto junto com Tjaden. Mas a questão é o que eles estão com fome? De comida? Para procurar alguma resposta para lutar na guerra? Da Justiça? De um…
  • Detering sente falta de sua esposa, que o espera na fazenda de Oldenburg. Ele é um nobre amante da natureza, sofre uma explosão emocional com a dor dos cavalos que morrem na briga. Para o…
  • Embora Himmelstoss fosse uma figura de autoridade durante a guerra, em tempos de paz ele era um carteiro. Ele é o estereótipo do homem inseguro em um mundo de estrelas da NBA. Seu personagem representa …
  • Kantorek é o professor da velha escola que convence os meninos a se alistarem. Ele representa a elite e empanturra seus alunos com propaganda patriótica alemã. Seu “crime”, segundo Paulo, …
  • Kemmerich é o primeiro soldado a morrer em grandes detalhes na história. Nós o encontramos pela primeira vez no hospital, se recuperando mal. Quando você está consciente, alguém rouba seu relógio. Pau …
  • Behm não quer ir para a guerra, mas permite que certas pessoas relevantes e autorizadas (seus professores e pais) o convençam a se alistar. Sua incapacidade de dizer “Não” c …
  • Bertinck é o tenente da empresa e é um cara legal. Ele se preocupa com seus homens e permite que eles comam rações extras quando Ginger, o cozinheiro, tenta recusá-los. Bertinck morre salvando …
  • Duval é um soldado inimigo, um francês, que rasteja até a trincheira onde Paul está durante o bombardeio. Paul o esfaqueia com sua faca e passa horas assistindo o cara morrer e …
  • Ginger é o cozinheiro do acampamento que discute com os meninos pedindo ração extra, já que cozinhou para 150 homens e apenas 80 voltaram vivos.
  • Josef é um atirador que os homens encontram no Hospital Católico. Quando Paulo joga uma garrafa para acalmar as freiras que estão orando em voz alta, Josef se culpa….
  • Kindervater não é a família de Darth. Kindervater é o outro cara que faz xixi na cama e Himmelstoss o faz dormir ao lado de Tjaden no beliche (alternando).
  • Haie é como um touro. Ele é um caçador de turfa com grandes mãos forjadas no trabalho agrícola. Ele odeia tanto seu antigo emprego que quer permanecer no exército mesmo depois da guerra….
ler mais  Eu sou Malala (Resumo, Análise e Revisão)

Sinopse ou breve resumo

A originalidade deste romance reside na forma como o autor apresenta e descreve o massacre e a destruição que a guerra pode causar na perspetiva dos “de baixo”, encarnados no privado Paul Blumer, que é inesperadamente enviado para o campo de batalha, junto com seus companheiros inexperientes, logo após receber instrução na escola militar.
Enquanto dura o aprendizado, Paul Blumer é submetido às mais duras humilhações dos “tiranos do pátio” nos quartéis, caras como o suboficial Himmelstoss. Por isso e também pelos estúpidos e inúteis exercícios intensivos “para sobreviver” em casos de perigo real, extingue-se o entusiasmo que ele e os seus companheiros tinham no início da guerra.

Terminado o treinamento exaustivo e absurdo, brutalizado e cansado, Blumer e seus amigos vivem a existência típica de todo soldado comum designado para a frente: ofensiva, defesa do fogo de bala, desespero e bordéis para as tropas, uma mistura que acaba transformando-os em uma espécie de “animais humanos”. Só o companheirismo, em todos os graus possíveis, os salva da mais completa desumanização. A história está repleta de descrições de guerrilhas, combates, ataques com gás, patrulhas noturnas em florestas devastadas por estilhaços; Centenas de mortes ocorrem e se repetem a cada etapa. Ocasionalmente, surge uma discussão entre os soldados sobre as causas das guerras; mas essas incursões reflexivas raras são tão breves, teóricas e esquemáticas que a questão permanece sem solução. Resta apenas um profundo pathos melancólico e sem qualquer tom de esperança. Depois de inúmeras atrocidades vividas, Paul Blumer é o último a cair daquele grupo de camaradas da escola militar, em qualquer dia de outubro de 1918, cuja parte da guerra se limitou a uma única frase: «Calma na frente».

ler mais  Carta Roubada de Edgar Allan Poe (Resumo, Análise e Revisão)

Análise

O romance é apolítico; Não é uma acusação nem uma confissão – segundo o próprio autor no prólogo – mas na verdade vai além da simples crônica ou relato de guerra: é uma denúncia anti-guerra clara e dolorosa, e uma denúncia contra todos aqueles que com discursos chauvinistas, eles empurram criminalmente os jovens para a guerra.

Dados interessantes

Escrito em linguagem muito simples, realista e descritiva, sua mensagem é de amarga resignação. Queimado e proibido na Alemanha, fora dela esse trabalho foi um sucesso extraordinário e se espalhou pelo mundo.

image_pdfDescarregar o resumo em PDFimage_printImprima este resumo

Deixe uma resposta