Oedipus Rex - Sophocles (Resumo Completo, Análise e Crítica de Livro)
Desta vez trazemos o resumo completo do livro de Édipo Rex de Sófocles. Veremos uma análise, personagens principais e uma revisão completa da peça.
Édipo Rex é uma das peças mais representativas e importantes da tragédia grega.
Poder-se-ia dizer que Édipo Rex é uma das peças mais majestosas de Sófocles.
Caracteres principais
Aqui está uma lista dos principais personagens deste livro ou obra literária.
- Labdacus: Rei de Tebas, pai de Laius. Por causa da grande ofensa que ele fez aos deuses, a sua família sofreu a ira das divindades.
- Laius: rei de Tebas, filho de Labdacus, pai de Édipo, e marido de Jocasta. Abandonou o seu filho Édipo por causa de um oráculo que dizia que o mataria e casaria com a sua mulher Édocasta.
- Políbio: rei de Corinto e pai adoptivo de Édipo.
- Mephrope: rainha de Corinto e mãe adoptiva de Édipo.
- Personagens da tragédia
- Édipo: rei de Tebas e marido de Iocasta. Por ter libertado a cidade da ameaça da Esfinge, os Thebans tinham-no eleito como seu rei.
- Creonte: o irmão de Yocasta, a quem Édipo acusa de querer usurpar o seu trono (vale a pena esclarecer que Creonte não tem essa intenção). Ele fica encarregado das filhas e do trono de Édipo quando este sai.
- Tiresias: um adivinho cego de Tebas.
- Iocasta: rainha de Tebas, mãe de Édipo. Ela casou com Édipo após o assassinato do seu anterior marido, Laius.
- Coryphaeus: lidera o coro e é um amigo de Édipo.
Sinopse ou breve resumo
Sophocles tenta mostrar o destino inevitável dos seres humanos, como nada podemos fazer para mudar o destino com que nascemos.
A história de Édipo Rex tem lugar em Tebas, onde nasce o pequeno Édipo. Quando Édipo nasce, o Oráculo de Édipo prevê a Laius (o pai de Édipo) que se o seu filho o matar, usurpará o seu reino e dormirá com a sua mulher (a própria mãe de Édipo).
Laius está cheio de medo e decide matar Édipo, mas não o consegue fazer, pelo que envia um dos seus lacaios, mas o lacaio sente arrependimento e deixa Édipo abandonado na busca. Para sorte de Édipo, ele é resgatado e criado por uma família humilde.
Édipo cresce e visita o Oráculo de Delfos para descobrir se a humilde família que o criou era realmente a sua família, mas o Oráculo prevê que ele mate o seu próprio pai e durma com a sua própria mãe. Édipo, cheio de medo, decide fugir e não regressar a casa.
Enquanto fugia, conheceu Laius, rei de Tebas, na estrada. Laius não daria permissão a Édipo, por isso Édipo fica furioso e assassina-o, sem saber que era seu pai.
Mais tarde, Édipo encontra a Esfinge, uma besta impiedosa e devoradora de homens. Édipo consegue derrotar a Esfinge, resolvendo um enigma que ela lhe estabeleceu. A Esfinge suicida-se quando descobre que Édipo resolveu o enigma.
A proeza foi tal que Édipo foi declarado rei de Tebas, e casou com a rainha de Tebas (a sua própria mãe, desconhecida para ele) e teve quatro filhos com ela.
Quando Édipo descobre o acto macabro, arranca os seus olhos e deixa Tebas.