A Queda da Casa Usher, de Edgar Allan Poe (Resumo, Análise e Revisão)

Resumo, análise, revisão e personagens principais do livro ou obra Carta Roubada, de Edgar Allan Poe.

Este será um resumo geral que tenta abranger todos os capítulos; depois, veremos os personagens principais e mais importantes da peça, para finalmente ver uma análise literária e psicológica da peça ou da história.

Principais personagens

  • Detetive Dupin
  • Prefeito da Polícia de Paris
  • O narrador
  • Ministro D

Sinopse ou breve resumo

O detetive Auguste Dupin é encarregado pelo prefeito da polícia de Paris com a missão de resolver o mistério de uma carta roubada das salas reais, cujo conteúdo afetará uma pessoa exaltada em caso de divulgação. O suposto ladrão é o ministro D, que foi visto pela própria vítima cometer o ato.

Auguste Dupin se recusa a aceitar o caso, dando conselhos ao prefeito sobre como procurar nas propriedades do ladrão, a fim de encontrar a carta em questão, pois as inúmeras buscas realizadas não foram bem-sucedidas. O prefeito volta, derrotado, para a casa de Dupin, pois todas as suas investigações continuam sendo inúteis, oferecendo-lhe uma recompensa por resolver o caso. Dupin aceita a recompensa, já que a carta já foi recuperada por ele.

Usando truques e sabedoria para distrair a atenção do Sr. D, Dupin substitui a carta roubada por um fac-símile sem valor. O truque foi ótimo. O detetive partiu do raciocínio lógico para descobrir o esconderijo e de uma análise profunda da psicologia do agressor. Não faltam os ingredientes da intriga, da suspeita, das explicações do fio comum de seu raciocínio, para um resultado simples, mas diferente.

Análise do trabalho

A carta roubada. Conto em que o autor coloca nas mãos de seu protagonista a maneira de recuperar o objeto que dá ao livro o título e, ao mesmo tempo, responde a estas perguntas: Qual é a chave para solucionar um mistério? Onde você precisa procurar um objeto que alguém ocultou para que ninguém possa encontrá-lo? Por que a polícia geralmente falha em encontrar a resposta? Seus métodos de investigação são adequados? O corpo da história, apesar de curto, contém uma boa dose de intriga e suspense que giram o desenvolvimento do caso com a mesma simplicidade que ele usa para o resultado final.

Tempo e espaço

O tempo em que ocorre é no outono de 1800 e o espaço em que ocorre é Paris.

Deixe uma resposta