Biografia do escritor mexicano Carlos Cuauhtémoc Sánchez
(México, 1964) escritor mexicano. Bacharel em Engenharia e Professor de Administração de Empresas e Ciências Exatas, por seus livros sobre família, perdão, fé e formação de caráter, foi definido como um dos guias éticos da moda para jovens e um dos mais respeitados. filósofos de superação e liderança na América Latina.
Para seus detratores, no entanto, ele é apenas mais um escritor de livros de auto-ajuda, um moralista conservador cujo sucesso se baseia nas deficiências educacionais da sociedade moderna.
Apesar disso, seus livros estão no topo das listas de best-sellers da literatura latino-americana, alguns dos quais foram traduzidos para inglês, francês e português. Devido à sua popularidade, Carlos Cuauhtémoc Sánchez também colaborou em vários fóruns de rádio e televisão como especialista na área de formação humana. Ele obteve o Prêmio Nacional de Mentes Criativas, concedido pela Direção Geral de Direitos Autorais e o Prêmio Nacional da Juventude em Literatura, que lhe foi apresentado pelo Presidente Miguel de la Madrid. Ele também lecionou para inúmeras audiências no mundo hispânico.
Seus primeiros livros
Carlos Cuauhtémoc Sánchez iniciou sua carreira com Un desesperate cry (1992), um romance severo sobre conflitos e o ambiente familiar e escolar de um jovem desajustado. Ele então obteve um sucesso público esmagador com Youth in Ecstasy (1993), uma obra da qual mais de dois milhões de cópias seriam vendidas a partir de sua publicação e que, ainda em 2005, apareceu como o livro mais lido na Pesquisa Nacional Leitura; Neste segundo romance, ele abordou a sexualidade com base na figura de um estudante universitário cujas atitudes sobre sexo, amor e relacionamentos pré-conjugais são questionadas quando ele descobre que tem uma doença sexualmente transmissível. O autor elaborou essa linha moralista com Youth in Ecstasy 2 (1997).
Esse sucesso foi seguido por vários livros dedicados aos conflitos e problemas mais imediatos que atormentam a sociedade atual: os romances The Last Chance (1994) e Contraveneno (2000) se concentram em crises conjugais e divórcio, e Volar sobre el pântano (1995) nos flagelos sociais que atacam os jovens. Em um tom mais pessoal, está The Force of Sheccid (1996), estrelado por um adolescente que encontra no amor a energia necessária para superar as dificuldades; Este romance seria reformulado e expandido em Os olhos de minha princesa (2004) e Os olhos de minha princesa 2 (2012). Quase todos esses trabalhos alcançaram números impressionantes de vendas, embora não se possa ignorar que, devido ao seu perfil moralizante e à sua capacidade de se conectar com as preocupações mais animadas dos jovens, muitos deles foram selecionados como leituras obrigatórias nas escolas.
Os romances Líderes do mundo futuro (1999) e a tetralogia formada por Sangue do campeão (2001), Sangue do campeão sem correntes (2002), Sangue do campeão invencível (2003) e Sangue do campeão: no caminho da guerra (2006) eles refletem suas preocupações e propostas pedagógicas. O mistério de Gaia (2004) constitui, com sua mistura de gêneros, uma inovação narrativa ousada e questionável, localizada na fantástica ilha de Gaia, a parábola do nosso mundo. Em Mujeres de conquista (2005), testemunhamos o repensar do protagonista, enterrado por vários dias após um terremoto, de sua visão das mulheres.
Após esse romance, Carlos Cuauhtémoc Sánchez alternou a ficção narrativa com uma mensagem que caracterizou sua produção com ensaios sobre crescimento pessoal, nos quais ele tratou de vários tópicos, como produtividade, casal, amor e autorrealização: desafio você a prosperar (2006 ), Desafio você a gostar de amor (2007), sexo grátis? A pergunta de hoje (2008), Ser feliz é o objetivo (2011) e Hora de vencer (2013), embora em alguns, como Light in the storm (2009), a exposição seja combinada com histórias fictícias.
Últimos trabalhos ou livros escritos
Seus últimos romances incluem: The Ghosts of the Mirror (2008), sobre uma garota anoréxica; Decisão crucial (2010); O vírus (2010), a história de um homem que, após contrair uma doença estranha, investiga o significado do sofrimento; O Feio (2010); Enquanto eu respiro (2014), cerca de três mulheres à beira do suicídio e Se você quer se casar com minha filha, precisamos conversar (2015), em que um pai se dirige ao namorado de sua filha.
Deixe uma resposta