Popol VUH - Resumo completo, análise e revisão
Em Desejo Literario, falaremos sobre o livro ou manuscrito Popol Vuh. Veremos um resumo completo; na verdade, mostrarei vários resumos ou versões para torná-lo mais claro. Os personagens sempre foram um tanto difíceis de pronunciar, então farei uma lista com os personagens principais do livro Popol Vuh; finalmente, farei uma análise e revisão do trabalho.
Principais personagens
- Tepeu – Deus criador forte e poderoso.
- Gucumatz – Primeira serpente emplumada.
- Hunahpú – Herói, caçador com zarabatana.
- Ixbalanque – irmão de Hunahpú, que luta contra demônios.
- Ixpiyacoc e Ixmucane – Os velhos sábios que ajudam a superar os orgulhosos.
- Vucub Caquix – O representante do orgulho. Homem arrogante.
- Hun Hunahpú – Ele era filho de Ixpiyacoc e Ixmucane
- Os Senhores de Xibalbá – Os demônios da corrupção.
- Furacão: Deus Poderoso
- O Quiche – Eles são as primeiras pessoas, os sábios.
- Balam Quitze – Um dos primeiros homens, inteligente, forte, dedicado, agradecido e atencioso.
- Balam Ahab: Um dos deuses mais importantes para eles poderia falar com Tojil.
- Mahucutam – homem inteligente, agradecido e forte.
- Iqui Balam – grato e inteligente de muita força.
- Ixquic – Mãe dos gêmeos, virgem e pura, os concebeu graças aos espíritos dos Ahpù.
- Hunbatz – Irmão dos gêmeos, também filho de um dos Ahpù, maligno e invejoso.
- Hunchouèn – Irmão dos gêmeos, filho também de um dos Ahpù. Mal invejoso de más intenções.
- Zipznà – filho de Vacub Caquis, igualmente vaidoso, hostil e mentiroso; Ele também acreditava que ele era o homem mais forte do mundo.
- Caquis Vacub – homem arrogante, enganoso e vaidoso, ele sentiu que seu poder era igual ou superior ao dos próprios deuses.
- Caprakàn – Filho dos caquis caubóis – Ele acreditava que poderia atrair luz das montanhas, outro mentiroso e odioso.
- Hun Camè – Senhor de Xibalbà, mau, perverso e cruel.
- Vucub Camè. senhor de Xibalbà, cruel e cruel mal, ele gostava de torturar as pessoas para se divertir e rir.
- Ixmucanè – Senhor de Xibalbà, mau, cruel, cruel, injusto, corrupto e convencional.
Resumo do livro Popol Vuh
O Popol Vuh nos fala sobre a criação e crescimento de árvores e vegetação, que precederam o homem, e depois os animais, aos quais foi dado um lugar especial. O material para fazer o homem foi testado com vários elementos, até o milho ser o definitivo ou, por assim dizer, o com menos erros.
Os senhores de Xilbalba: Sangue, Icterícia, Caveira e Infortúnio, que viviam no submundo, queriam desaparecer os homens para permanecerem como donos absolutos da Terra, mas isso não era possível.
Um dia, Ixquic (simples camponês), estava no campo e foi até uma árvore da qual saiu uma voz dizendo:
Você vai ser mãe dos meus filhos, então vá para a casa da avó e conte a ela o que eu acabei de dizer.
Ixquic obedientemente foi à casa da avó com a ajuda dos pássaros mensageiros.
Quando ela chegou, a avó a recebeu com uma atitude ruim, perguntando o que ela queria; ela repetiu o que a árvore disse a ela. A avó não acreditou nele dizendo que, se fosse verdade, ele teria que passar por alguns testes; primeiro, ele lhe disse para ir ao campo e trazer uma cesta cheia de milho; Ele o fez e depois disse-lhe que, se esses fossem seus netos, teriam que nascer no topo da montanha entre os espinhos e que, no terceiro dia, teriam que voltar por conta própria e já crescer.
No terceiro dia em que voltaram, como a avó havia estabelecido, ela ficou surpresa e disse que, se quisessem morar lá, teriam que atender a ela e a seus outros netos “Hunahpú e Ixbalanqué”, sem nenhuma queixa, dizendo que assim seria.
Um dia, Hunahpú e Ixbalanqué disseram à avó que não sabiam subir em árvores e, em seguida, a avó disse aos outros netos para ensiná-los; quando os ensinaram escalando-os em uma árvore, não puderam mais descer e, a partir desse momento, foram únicos netos da avó.
Os pássaros mensageiros enviados pelos senhores de Xilbaba, disseram a Ixbalanqué e Hunahpu, que os senhores do mundo subterrâneo os convidaram a jogar bola, sem hesitar, aceitaram e deixaram a mãe e a avó a única bengala para todos cuidarem. os dias e que, se um dia secasse, significava que nunca mais os veriam.
Quando chegaram ao mundo subterrâneo, os senhores de Xilbaba os mandaram dormir na casa do frio e no dia seguinte tocavam, na noite seguinte foram enviados à casa das trevas e no último dia à casa de navalhas, deixando sem corte único. Naquele dia, o jogo foi jogado e eles foram vitoriosos, e os senhores de Xilbaba lhes disseram que se atirassem no fogo, eles o fizeram e morreram; mas no dia seguinte eles nasceram de novo e com a ajuda dos pássaros mensageiros fizeram os senhores Xilbaba acreditarem que eram mágicos e pessoas ressuscitadas, e deixaram-se levar e pediram que fizessem a mágica, e Hunahpú e Ixbalanqué os mataram e não os ressuscitaram.