Biografia do escritor colombiano Jorge Isaacs
Jorge Ricardo Isaacs Ferrer nasceu em Santiago de Cali, Colômbia, em 1º de abril de 1837. Cali, também conhecida como Santiago de Cali, é a terceira maior cidade da Colômbia.
Jorge Ricardo Isaacs Ferrer era filho de Manuela Ferrer Scarpetta e George Henry Isaacs, judeu inglês da Jamaica, que se estabeleceu em Chocó, onde se tornou rico em mineração e comércio de ouro com a Jamaica e, mais tarde, em Cali, onde Ele possuía três haciendas chamadas La Manuelita, Santa Rita e El Paraíso ou a Casa de la Sierra, sendo este o cenário do trabalho mais importante do escritor, seu romance María. Em sua poesia, Isaacs evoca o Valle del Cauca como o espaço idílico onde sua infância foi passada, embora mais tarde ele se mudou para Bogotá. Ele retornou a Cali em 1852, sem terminar o bacharelado. Em 1854, ele lutou nas campanhas de Cauca contra a ditadura do general José María Melo.
Em 1856, casou-se com Felisa González Umaña. Em 1860, ele pegou novamente em armas para combater o general Tomás Cipriano de Mosquera, que se rebelara contra o governo central e lutou na batalha de Manizales. Em 1861, seu pai morreu; Após a guerra, Isaacs retornou a Cali para cuidar dos negócios paternos, cheios de dívidas. Suas desventuras econômicas o levaram a procurar advogados em Bogotá, onde sua atividade literária ecoou.Ele publicou Poemas em 1864.
O trabalho que o catapultou para a fama foi María, publicada em 1867, e foi imediatamente bem-sucedida. 31 idiomas, tanto na Colômbia como em outros países da América Latina; Isaacs tornou-se uma figura bem conhecida e iniciou uma longa carreira política e jornalística. Como jornalista, dirigiu o jornal La República em 1867 e foi membro do partido conservador a princípio, mas depois ingressou no partido radical e, em 1870, foi nomeado cônsul geral no Chile. Ele interveio novamente nas lutas políticas de 1876, nas quais ele novamente pegou em armas. Ele foi expulso da Câmara dos Deputados em 1879, como resultado de um incidente em que Isaacs, antes de uma revolta conservadora, se proclamou chefe político e militar de Antioquia. Após esse incidente, ele se aposentou da política e publicou, em 1881, a primeira música de um longo poema que ele não terminou, intitulado Saul. Nomeado secretário da Comissão Científica, ele explorou o departamento de Magdalena, no norte da Colômbia, encontrando importantes depósitos de carvão, petróleo e carvão. Os últimos anos de sua vida foram aposentados na cidade de Ibagué, onde morreu em 17 de abril de 1895 por malária.
Obras em destaque
- Poesia (1864)
- Maria (1867)